R. Augusto Lippel, 500 - B. Campolim - CEP 18048-130 - SOROCABA -SP
Fone e Fax: (15) 3202.1861 - C.N.P.J. 03.110.991/0001-53 - Insc. Municipal 100.905


Era Uma Vez.....

A História do Banespinha contada por João Carlos Amaral

2ª Parte - Década de 90 até os dias de hoje



Numa Assembléia em abril/1990, em virtude do encerramento do contrato de locação do espaço da Av. S.Paulo, decidiu-se alugar outra área sita à R. Américo Figueiredo, 1613, Jd. Simus, que possuía um campo de futebol, além de pequena piscina, e outras benfeitorias. Também ficou decidida que a área da sede esportiva, próxima à Prefeitura seria colocada a venda, pois era pouco freqüentada e estava ficando onerosa a sua manutenção. Com o dinheiro arrecadado comprar-se-ia outra área mais perto.

Foi nessa época e nessa sede que se começou a reunião dos aposentados nas quartas-feiras.

Em maio/1991 tomou posse outra diretoria presidida pelo João Américo e contando com Bolinha, Aninha, Fábio, Lages, Moacir Mantovani, Pixo, Wilson Mello, Chiquinho, Eni, Elsie, Elias Preto, Celso Mascarenhas, Toledo, Normando e como presidente de honra José Nazareth Ragazzini. Nessa ocasião pensou-se em adquirir um imóvel próximo de Brigadeiro Tobias, chamado de Recanto Britânia, mas foi considerado inviável.

Em 21/01/1993 numa AGE foi modificado o estatuto em alguns artigos, com a criação de outras modalidades de associados, como os associados Parentes, Júnior e Convidados e principalmente a constituíção do Conselho Deliberativo, do qual fariam parte somente os associados efetivos e mais todos os ex-presidentes. Ao Conselho caberia a partir daí tomar e ser responsável por todas as decisões de vulto do clube.

Em fev/1993 nova diretoria toma posse no clube. Euzébio como Presidente de Honra e Ragazzini como Presidente, além de: Oswaldo Figueira, Eni, Elsie, João Américo, Chiquinho, Fábio Alex, Aninha, Wilson Mello, Celso Mascarenhas, Sergio Maurício, Elisário, Pengo, Elias Preto, Jaceguai, Ângelo G. Silva, Bonando, Vanderson e Álvaro.

Numa das reuniões dessa diretoria decidiu-se alugar uma sala no centro (Ed. Banco de S.Paulo) para facilitar os contatos com os associados e com as Agências.

No início de jan/1994, em virtude da transferência do Ragazzini para outra cidade, tomou posse o Vice-Pres. Oswaldo Figueira que ficou poucos meses pois também foi transferido para outra cidade. Então assumiu o cargo de Presidente Celso Mascarenhas Pires, tendo como Vice-Pres. Sergio Maurício.

Foi mais ou menos nessa época que tivemos na sede da R. Américo Figueiredo um evento social que marcou muito. Com grande ousadia a diretoria trouxe para abrilhantar mais uma festa o conjunto Os Três do Rio. Mesmo com alguns percalços (como chuva e a dificuldade da entrada dos equipamentos na sede) o show foi marcante.

Em 11/05/1994 foi realizada uma AGE para antecipar as eleições para tratar de outros assuntos relevantes. A nova eleição seria realizada em 15/06/1994, com mandato até final de 1996.

Em maio/1994 o Conselho Deliberativo decidiu favoravelmente sobre a aquisição da sala 94 do prédio da Rua S. Bento, 32, proposta pela diretoria, tendo em vista de ser de interesse da preservação do patrimônio do clube.

Tomou posse em 15/06/1994 a nova diretoria presidida pelo Mello, acompanhada de: Pixo, Silvio de Campos, Elsie, Sergio Maurício, Pengo, Fábio Alex, Fausto, Marcos China, Barreto, Maria Helena, Evandro, Normando, Serginho Martinez, Chiquinho, Vitinho Cavazim, Elui, e Cícero. Numa reunião da diretoria em 05/08/1994 ficou decidido que seria elaborada uma grande rifa com a finalidade exclusiva de aquisição de uma sede própria que comportasse e satisfizesse todos os associados.

Em uma reunião de diretoria de 12/12/1994, decidiu-se solicitar ao Conselho Deliberativo a venda do imóvel rural denominado “Sítio do Darcy” no bairro de Aparecidinha, que foi autorizada em AGE de 10/03/1995. Também ficou autorizada a aquisição da área onde seria a sede nova.

Com a venda do imóvel e o resultado da rifa, a diretoria decidiu, com o aval do Conselho Deliberativo, adquirir uma área próximo ao Shopping Esplanada e ao Hipermercado Carrefour, mais precisamente na rua Augusto Lippel, 500 – Bº Vossoroca – Sorocaba. A área com 12.500 metros quadrados, possuía casa do caseiro, pequena casa social, campinho de futebol, pequena piscina, e alguns outros logradouros que precisavam ser acabados e reformados. Mas finalmente nós tínhamos uma sede própria, que poderia e foi muito melhorada.

E em 27/05/1995 finalmente inauguramos a nova e definitivamente SEDE SOCIAL PRÓPRIA.

Daí para frente foram feitas novas construções, reformadas algumas áreas e ampliadas outras, para chegar onde hoje estamos.

Novas diretorias foram eleitas a partir de fev/1996, com mandato de 2 anos, o nome do clube foi alterado para Banespinha Sorocaba e muita coisa mudou, inclusive a mudança do controle acionário do Banespa, mas o que foi relatado deixa uma grande saudade dos velhos tempos, dos saudosos colegas que já “partiram” e da luta de alguns abnegados que muito fizeram para que nós Banespianos da “Gema” pudéssemos nos orgulhar de ter um local nosso para desfrutarmos de nossa merecida aposentadoria juntamente com nossos familiares e amigos (associados convidados) que nos ajudam e contribuem para bem estar de todos.

PARABÉNS A TODOS NÓS


João Carlos Amaral














BANESPINHA SOROCABA - Restrições Legais e Termos de Uso do Site
© Copyright 2004. All rights reserved - Web designer: Amaury Teixeira
Contact: Banespinha Sorocaba Powered by www.banespinhasorocaba.com