Reportagem publicada no Jornal Bom Dia Sorocaba em 15.08.2006


A BOCHA CHEGA À MESA

Nova forma de praticar o esporte ganha adeptos em um clube de aposentados de Sorocaba. O jogo é mais rápido e limpo que o tradicional

Jornal Bom Dia Sorocaba - 15.08.2006 - A bocha é um esporte tradicional em Sorocaba. Presente em quase todos os centros
esportivos da cidade, as canchas para a prática do esporte são bastante movimentadas. Mas no clube Banespinha, há uma nova versão do esporte: a bocha de mesa.

Com regras idênticas às da bocha convencional, a nova modalidade é praticada em uma mesa semelhante às de sinuca, com pouco mais de três metros de comprimento e um metro e meio de largura.

São quatro bolas vermelhas e outras quatro brancas, que devem se aproximar de uma pequena bolinha. Cada uma vale dois pontos.

Os participantes são divididos em duplas, ficando um em cada extremidade da mesa. Vence aquele que fizer 24 pontos primeiro.

Esporte que deu certo
Quarta-feira é o dia de se reunir e jogar bocha no Banespinha, clube formado por aposentados. “Passamos o dia todo no clube e cerca de três horas jogando bocha de mesa”, conta o diretor de comunicação João Carlos Amaral.

Ele diz que o pessoal faz fila para entrar na brincadeira e que a bocha de mesa é mais fácil de jogar, além ser mais limpa e rápida.

A mesa foi comprada pelo clube há menos de um ano. “Eu vi no Guarujá e achei que o pessoal aqui ia gostar. Acertei em cheio”, brinca. O custo do equipamento, feito em Campinas, foi de aproximadamente R$ 2 mil.

Há quem não troque
Mesmo se divertindo com os amigos na mesa, Jaceguai Deodoro de Souza não troca a cancha de bocha tradicional por nada. “Isso é uma brincadeira, na bocha de verdade é preciso técnica para vencer um jogo.”

Para ele, uma partida de bocha exige mais do praticante e a sorte quase não influencia, diferente da mesa. “Eu consigo ganhar partidas de virada muito fácil na mesa, na cancha é complicado isso acontecer”, diz.

Quarta-feira é dia de diversão
Diferente da maioria das pessoas, quarta-feira é dia de diversão para os associados do clube Banespinha.

Formado essencialmente por bancários aposentados, o clube foi criado há 10 anos para oferecer um espaço de esporte e lazer.

“Definimos a quarta como o principal dia para as nossas reuniões. Passamos o dia inteiro nos divertindo”, diz o diretor de comunicação e divulgação, João Carlos Amaral.

Ele contou que o clube possui cerca de 100 associados que participam das reuniões no meio da semana. “Jogamos futebol, bocha, baralho e outros esportes”, diz Amaral. No verão, a piscina também fica bastante movimentada.

O almoço da quarta-feira também é feito no local. “Cada um paga um valor e a caseira faz a comida. Nos divertimos muito.”

Segundo o diretor de comunicação do Banespinha, todos trabalharam muito e agora chegou a hora de transformar o meio da semana em feriado.

Sucesso entre as mulheres
A bocha de mesa conquistou adeptos entre o público feminino. A facilidade em manusear a bola e aprender as regras faz com que as mulheres consigam praticar o novo esporte.

Elas jogam formando duplas com os homens ou sozinhas. “No meu primeiro dia já ganhei duas partidas. Sorte de principiante”, diz Rita Mascarenhas. Ela conheceu o esporte há menos de um mês e gostou muito por não precisar de força nem muita técnica. A aposentada costuma jogar duas vezes por semana.

Neusa Elisa Spíndola sabe jogar a bocha tradicional, mas prefere a de mesa por ser mais simples e limpa. “Na outra tem muita poeira e precisa de mais força. Aqui não é difícil jogar, basta ter vontade.”

Para João Carlos Amaral, parceiro de Neusa nas partidas, sua colega não deixa a desejar. “Joga melhor que muitos homens”, afirma. Ele diz ainda que não há preconceito em homens e mulheres dividirem o mesmo espaço na bocha de mesa.

Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba - 15.08.2006





BANESPINHA SOROCABA - Restrições Legais e Termos de Uso do Site
© Copyright 2004. All rights reserved.
Contact: Banespinha Sorocaba Powered by www.banespinhasorocaba.com